A Nissan anunciou hoje (07) que produzirá dois novos SUVs na fábrica de Resende , Rio de Janeiro. Segundo a marca, os investimentos entre 2023 e 2025 serão ampliados em R$ 2,8 bilhões , montante que será aplicado também para produzir os novos modelos, entre eles, a nova geração do Kicks - não há previsão oficial de lançamento, mas podemos esperar o início de fabricação em 2024 ou início de 2025.
Somado a isso, a Nissan também afirmou que um novo motor turbo será produzido na planta. Ainda não se sabe, mas é possível que seja um 1.0 turbo de três cilindros, uma solução perfeita para aposentar o atual 1.6 aspirado ou para complementar a oferta de motorizações. São somente projeções, nada foi confirmado. Para ajudar nos planos, a fabricante confirmou que quatro novos fornecedores vão se instalar no parque industrial.
O Kicks já é vendido em 17 países, sendo um modelo mundial, mas o novo SUV não será diferente. Os planos afirmam que ele será exportado para 20 mercados estrangeiros da América Latina. O objetivo é chegar aos 7% de participação no mercado sul-americano.
Um terceiro turno de produção já é previsto para quando o primeiro novo SUV chegar. No total, a Nissan já investiu R$ 6,2 bilhões no Brasil nos últimos 10 anos , montante que também foi usado para construir a planta industrial de Resende, unidade fabril inaugurada em abril de 2014.
A montadora afirma ainda que vai acelerar suas estratégias de eletrificação , oferecendo várias formas de motorizações do tipo. Isso inclui os novos SUVs, embora não tenha sido confirmado oficialmente pela marca. Atualmente, a Nissan oferece apenas um modelo eletrificado , o compacto 100% elétrico Leaf .
“Guiados pela nossa visão Ambition 2030 e levando em consideração as necessidades e realidades do Brasil e da América do Sul, temos uma estratégia local que garantirá a nossa transformação nos próximos anos. Precisamos demonstrar o nosso compromisso com novas ações para construir uma base sólida e seguirmos evoluindo ainda mais e, assim, contribuir para atingir os nossos objetivos globais”, disse Makoto Uchida, Presidente e CEO da Nissan Motor., durante a cerimônia.